Postado em 28 de Setembro de 2021 às 15:06 Autor: Danilo Bezerra Fonte: Ascom

Após formação, Educação entrega uniformes para merendeiras

Após realizar uma formação com os auxiliares que trabalham no preparo do alimento escolar nas unidades da Rede Pública Municipal de Ensino em Massapê do Piauí, nesta terça-feira, 28, a Secretaria Municipal de Educação realizou a entrega de kits de uniformes para as trabalhadoras.

Dentre os objetivos, padronizar o uniforme das merendeiras, oferecer melhores condições de trabalho, com foco na higiene durante o processo de manipulação da merenda escolar.

Segundo Leonel Lopes, secretário de Educação, diante do cenário de pandemia causada pela Covid-19 e a previsão de volta às aulas de forma presencial, a Secretaria de Educação tem adotado uma série de medidas para garantir a sanidade e qualidade dos alimentos servidos na merenda, dentre outros cuidados que envolvem todo o ambiente escolar, tudo isso, para garantir um ambiente de ensino e aprendizagem seguro para trabalhadores e alunos.

Leonel Lopes, secretário de Educação – Foto: ASCOM

O kit é composto por camisa, calça, avental e touca. A entrega foi realizada pelo setor de nutrição, que também preparou e entregou para cada escola um “Manual Básico de Boas Práticas na Alimentação Escolar”, de autoria da nutricionista Marina Borges.

Merendeiras recebem Manuel da Boas Práticas – Foto: ASCOM

“Há cerca de dois meses nós realizamos uma capacitação onde repassamos todas as orientações sobre a produção da merenda escolar de forma segura para o alunado. E esse manual contém todas as informações que foram repassadas na capacitação”, disse Marina.

Marina Borges, nutricionista da Educação – Foto: ASCOM

A nutricionista pontuou que o município está tendo todo o cuidado quando a produção de um alimento saudável e seguro para o alunado. “E esse cuidado passa também pela vestimenta utilizada pelas merendeiras, que agora será todo padronizado. É algo simples, mas de grande importância, que reforça os cuidados durante a manipulação do alimento da merenda escolar de forma segura”, disse.

Maria Joana aprovou o uniforme – Foto: ASCOM

Maria Joana, que trabalha na Escola Municipal Duruteu de Barros Filho, no povoado Porteiras, aprovou o uniforme. “É muito importante. Eu mesmo sentia falta desse material, pois a gente faz parte da escola, trabalha lá, e é interessante estar padronizado, identificado, pra quem chegar lá saber que a gente faz parte da escola. Toda profissão precisa. Agora a gente vai estar identificado e trabalhando com as roupas adequadas”, disse.

Secretário Leonel e a supervisora de Ensino, Josefa Carvalho entregam uniformes – Foto: ASCOM

A primeira-dama Lucileide Carvalho participou da entrega dos uniformes. Em uma breve fala, ela relembrou que seu primeiro trabalho como servidora efetiva na Rede Estadual foi como merendeira, e enalteceu a profissão, falando da importância do trabalho realizado pelas merendeiras para o bem estar dos alunos. “Para mim, era gratificante quando um aluno voltava para a cantina e perguntava se tinha mais merenda. É um sinal que ele havia gostado. É muito bom isso”, disse.

Primeira-dama Lucileide Carvalho – Foto: ASCOM

Lucileide pontuou que o trabalho da merendeira é essencial. “A merenda é uma alimentação essencial para os alunos, que contribui diretamente para o bom rendimento escolar. Em alguns casos, a merenda escolar preparada por vocês é a primeira refeição do dia. Tenham a certeza de que o trabalho de vocês, o que vocês fazem, é apreciado e valorizado pelos alunos. E é sabendo disso que a gestão tem esse cuidado com vocês e hoje está entregando esses uniformes”, disse.

Volta às aulas

O secretário de Educação informou que o município está em fase de preparação para a volta às aulas de forma presencial, com o ensino híbrido, que combina atividades presenciais e remotas. Para que as salas de aula funcionem com capacidade reduzida, os alunos vão estudar em dias alternados. E quando não estivem na escola, o aluno realizará atividades em casa.

PUBLICIDADE

“Estamos organizando a parte das escolas, transporte, realizando reuniões com os pais, e a queremos retomar as aulas presenciais no mês de outubro, de forma híbrida”, disse Leonel.

Mais imagens