Postado em 18 de Setembro de 2018 às 14:41 Fonte: Cidades na Net

Exército assume o abastecimento de água emergencial em Massapê do Piauí

Na pauta, o abastecimento de água através da ‘Operação Pipa’.

Exército assume o abastecimento de água emergencial em Massapê do Piauí

Foi realizada na manhã desta terça-feira,18, na Prefeitura Municipal de Massapê do Piauí, uma reunião entre os membros da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC, e o Ministério da Defesa, representado pelo Exército Brasileiro. Na pauta, o abastecimento de água através da ‘Operação Pipa’.

No encontro, os militares do 25º Batalhão de Caçadores, sediado em Teresina, e responsável pela Operação no município, explicou como funcionará o módulo emergencial de abastecimento de água potável para consumo humano.

O módulo emergencial será realizado no município até 30 setembro com o uso de quatro caminhões do próprio Exército, que irão distribuir 425 pipas de água nas comunidades já designadas pelas planilhas de distribuição geradas pelo GPIPA.

O secretário de Agricultura e presidente da COMDEC, Francivaldo Reis, esclareceu que o módulo emergencial ocorre quando são esgotadas todas as possibilidades de negociação entre o Exército, COMDEC e os pipeiros.

“A operação está paralisada no município por conta do baixo valor pago pelo Ministério da Defesa, através do Exército. O valor pago é de R$ 0,51 por metro cúbico de água e quilômetro rodado. Há uma defasagem muito grande de valores, uma situação que tornou inviável aos pipeiros continuarem trabalhando. Diante dessa situação, a paralisação e a gritante necessidade de água pela população, nós fizemos o pedido do módulo emergencial ao Exército, que será iniciado hoje”, disse Francivaldo.

O secretário reafirmou que o município tem se mobilizado para resolver o problema. “Foram realizadas várias reuniões. Temos intermediado e tentado resolver essa questão do valor pago aos pipeiros. O prefeito Chico Carvalho já esteve em Teresina reunido com comandante do 25° Batalhão, também buscando resolver essa situação. Infelizmente ainda não foi sanado esse problema por definitivo. O módulo emergencial é apenas um paliativo. Talvez eles não consigam atender toda a demanda, mas já é um começo. Pior era da forma que estava, sem nada”, disse o presidente da Comissão.

Além do presidentes da COMDEC, Francivaldo Reis, participaram também da reunião o vereador Rivaldo Carvalho e o chefe de Gabinete da Prefeitura, José Erenildo, que são membros da Coordenadoria Municipal, bem como o 3° Sargento Hilário Wesley  Silva, e os soldados Simão, Pereira Santos e Murard.

Veja mais fotos: