Postado em 14 de Abril de 2020 às 12:32 Autor: Danilo Bezerra Fonte: Ascom

Saúde entrega equipamentos de proteção e Educação vai distribuir merenda

Novas ações estão sendo realizadas pela Prefeitura Municipal de Massapê do Piauí em meio à pandemia mundial do COVID-19, o novo coronavírus. Dentre os objetivos, prevenir a contaminação do vírus e amenizar os efeitos da paralisação provocada pela pandemia.

A Secretaria Municipal de Saúde investiu recursos na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), considerados essenciais para a realização do trabalho de combate à pandemia do novo coronavírus com mais segurança.

De acordo com a gestora da Saúde, Deliany Cavalcanti, os equipamentos estão sendo entregues aos profissionais que estão na linha de frente ao combate ao coronavírus. “São aventais descartáveis, protetores faciais, óculos de proteção, propes, macacão de proteção, além de máscaras, luvas e álcool em gel”, disse.

A secretária explicou que o município tem redobrado a atenção diante do cenário de emergência em saúde pública por conta da pandemia do coronavírus. Atualmente, o município não tem nenhum caso confirmado ou suspeito.

“É um esforço constante para conscientizar a população sobre os riscos e a importância de ficar em casa, modificamos a forma de atendimento à população, e agora estamos adquirindo mais equipamentos para garantir a proteção dos profissionais de saúde, aqueles que estão atuando na linha de frente da prevenção. A gente precisa cuidar desse pessoal bem, porque são eles quem cuidam da população que adoece e tem trabalhado para manter o município livre do coronavírus”, disse.

_Educação
Enquanto a Saúde equipa os profissionais para a prevenção e o combate ao coronavírus, a Secretaria Municipal de Educação trabalha na preparação de kits alimentares que serão distribuídos no município.

Os beneficiários, segundo o secretário de Educação, Leonel Lopes, são as famílias que têm alunos matriculados nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino. Os alimentos que serão distribuídos são oriundos da merenda escolar e foram adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), conforme a Lei Federal 13.987/2020 e a Portaria do FNDE 02/2020, que autoriza a distribuição, de forma excepcional, enquanto durar a pandemia do coronavírus.

“Os kits estão sendo preparados pela equipe da Secretaria de Educação e serão entregues à domicílio, para evitar aglomerações. A nossa previsão é distribuir cerca de 800 kits de merenda, com início previsto para quinta-feira, dia 16. As famílias que tem até três alunos matriculados receberão um kit, e as famílias que tem de mais de três alunos, receberão 2 kits”, explicou Leonel.