Postado em 22 de Junho de 2018 às 05:03 Fonte: Cidades na Net

Apresentações culturais e shows abrem o XXII São João de Massapê do Piauí; veja fotos

Evento cultural que proporciona lazer e entretenimento para a população

Massapê do Piauí está celebrando os festejos do seu padroeiro, São João Batista, um dos santos símbolos das festas juninas. E paralelo à programação religiosa, a Prefeitura Municipal está promovendo as festas juninas, evento cultural que proporciona lazer e entretenimento para a população e mantem viva uma das manifestações populares mais tradicionais do Nordeste brasileiro.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DO 1º DIA!

O evento acontece há 22 anos, considerado um dos maiores do município. A abertura oficial da edição 2018 aconteceu na noite desta quinta-feira, 21, em praça pública, feita pelo prefeito do município, Francisco Epifânio Carvalho Reis, o Chico Carvalho, como é conhecido.

O prefeito manifestou a alegria de poder estar vai realizando a festa pelo sexto ano consecutivo em sua gestão. “O São João de Massapê do Piauí é uma festa que jamais poderíamos deixar de promover. É um evento que se tornou tradição, que já faz parte da nossa cultura. Em Massapê, junho é mês de celebrar o festejo de São João Batista e de nos alegrarmos com as festas juninas de nossa cidade.”, disse.

O gestor agradeceu a equipe de governo pelo empenho e dedicação na realização do evento, e à deputada estadual Belê Medeiros pela contribuição na realização do evento. “A deputada Belê é uma grande apoiadora do nosso São João, estando sempre disponibilizando recursos, através de emenda parlamentar, para que festas como o nosso São João e o aniversário da cidade, aconteçam. E além de colaborar, ela faz questão de estar conosco, sempre presente em nosso município.”, disse.

Em seu pronunciamento, Chico Carvalho anunciou a inauguração da quadra poliesportiva. “Em breve teremos mais um espaço que servirá de palco para o esporte e para a cultura em nossa cidade, a quadra de esportes, que vai ser o lugar mais apropriado para as nossas festas juninas. Até o dia 15 de junho nós estaremos entregando à população a primeira quadra da nossa cidade.”, disse.

Após a cerimônia de abertura, a praça Matias Costa foi palco para diversas apresentações culturais. A primeira, realizada pela articulação do Selo Unicer em Massapê, com os jovens do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), que, em forma de cordel, fizeram um breve relato das origens das festas juninas, e apresentaram coreografias.

A segunda apresentação da noite foi feita por um grupo de crianças, alunos da Creche Tia Biluca. Encantadora, a participação da quadrilha junina ‘Pimpolhos da Creche Tia Biluca’ se destaca pelo alcance de um dos objetivos do evento, que é manter viva a tradição cultural das quadrilhas juninas entre as novas gerações.

A Secretaria de Assistência Social e o Centro de Referência da Assistência Social apresentam os frutos do projeto “Descobrindo Talentos”, através das oficinas de dança, uma ação com crianças e adolescentes usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Os grupos de faixas etárias diferentes dançaram o xaxado e o baião, danças populares típicas da região Nordeste.

Em seguida, foi a vez das juninas apresentarem um espetáculo de cores, coreografias e muita alegria, dentro do Festival de Quadrilhas. A primeira a se apresentar foi a junina “Os Caipiras do Manelão”, formada por alunos da Escola Municipal João Manoel da Costa. E depois, a junina “Arraiá de Nóis Tudim”, composta por moradores da comunidade Vilão.

As apresentações foram avaliadas pelos jurados. Com 194 pontos, a junina “Os Caipiras do Manelão” ficou em primeiro lugar, seguida da junina “Arraiá de Nóis Tudim”, com 183 pontos. Os grupos receberam, além de troféus, premiação em dinheiro no valor de R$ 700 e R$ 400, respectivamente. Também foram premiados com R$ 100, cada, os casal de noivos da quadrilha “Arraiá de Nóis Tudim”, e o animador e o casal Rei e Rainha da junina “Os Caipiras do Manelão”.

Após as apresentações, a programação do primeiro dia do evento prosseguiu com shows de forró com o sanfoneiro Chiquinho do Acordeon, com o autêntico forró pé de serra, e o cantor Márcio Balla e Farra na Balada.

Presença

Presente no evento, a deputada estadual Belê Medeiros, que destinou recursos para a realização do XXII São João de Massapê, falou da alegria de estar participando da abertura e testemunhando que o recurso destinado está sendo bem investido na realização de um evento de promoção da cultura.

“Ver essas crianças lindas dançando quadrilha nos dá a certeza de que, em Massapê, as nossas tradições culturais estão sendo preservadas, trabalhadas para as próximas gerações, e isso nos enche de esperança. Fico honrada em poder ter colaborado destinando uma emenda parlamentar para que este evento esteja acontecendo de forma tão brilhante. Nosso compromisso é esse, de continuar lutando e contribuindo com o desenvolvimento desta terra, não só para eventos artístico culturais como este, mas em todas as áreas, pensando sempre no bem estar da sua gente.”, disse.

Belê se disse surpresa com os resultados do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo prefeito Chico Carvalho e toda a sua equipe. “Me alegra ver que a política, apesar de tanto desgaste e tantos problemas, ainda pode contar com grandes homens e mulheres a serviço do nosso povo.”, finalizou.

Outras autoridades municipais também prestigiaram o evento, como a vice-prefeita Luíza Cecília, a primeira dama Verônica Cavalcanti, os secretários municipais Lucileide Carvalho (de Gestão), Reinaldo Carvalho (de Fazenda),  Leonel Lopes (de Educação), Remédios Morais (de Assistência Social), Roberto Carvalho (de Esportes), Maria Lúcia (de Saúde), Robervan Silva (da Controladoria) e Fredy Lima (da Junta de Serviço Militar); os vereadores Rafael Silva (presidente da Câmara), Rivaldo Carvalho, Mariane Farias, José Duruteu (Filô), José Juvaldi (Didi) e Antônio Augusto (Tontonho).